Olá pessoas, como vão vocês? Estamos quase chegando ao review #50 e a 5.000 views totais, e eu agradeço a vocês antecipadamente por essa "conquista", já que é por causa de vocês que eu continuo fazendo postagens pra esse blog. Eu estava pensando em fazer um sorteio (Nada muito grande, um metal recuperado pelo menos), mas como eu não estou com a Steam baixada aqui e eu não vou tê-la por um bom tempo, eu queria pedir que vocês falassem nos comentários se vocês querem ou não um sorteio, e se tiver uma quantidade boa de pedidos, talvez eu traga outro sorteio (Um sorteio com regras bem mais simples do que o primeiro) para o blog. Beleza então? Vamos à análise:

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O É Pau, É Prego:
Uma foto do É Pau, É Prego
Origem e visual:

           O É Pau, É Prego (Pain Train) é uma arma corpo a corpo feito pela comunidade para o Soldier e para o Demoman contribuído pelo usuário Swizzle que foi incluído na Primeira Atualização de Contribuição da Comunidade (First Community Contribution Update). É um cabo de madeira com uma fita escura, equipada com um grande prego de linha de trem e vários pregos tortos presos no topo. O ícone de morte para o É Pau, É Prego foi contribuído por Galago.

Descrição:

           Quando equipado, a arma aumenta a taxa de captura do seu utilizador, contando-lhe como duas pessoas e colocá-lo na mesma situação do Scout ao capturar pontos de controle e empurrar carrinhos de Carga Explosiva (Payload). O É Pau, É Prego pode ser utilizado de forma eficaz em conjunto com o pulo de foguete (Rocket Jump) ou com o pulo de Sticky (Sticky Jump) para o utilizador se aproximar e capturar os pontos rapidamente. Como lado negativo, o utilizador será 10% mais vulnerável a armas que disparam balas como a Metralhadora Giratória (Minigun), Espingarda (Scattergun), Escopeta (Shotgun), Rifle de Sniper (Sniper Rifle), ou Sentinelas (Sentry Guns). Ambos os atributos são concedidos de forma passiva; o É Pau, É Prego não precisa ser a arma ativa para que esses atributos tenham efeito.
           Durante um acerto crítico, o Soldier balança-o da esquerda para a direita, já o Demoman ataca de cima para baixo em um movimento veloz.

Informações técnicas:
Dano (Idêntico ao dano da Pá e da Garrafa):
  • Dano base (100%): O dano base dessa arma é de 65.
  • Queima-roupa: O dano queima-roupa é entre 55 e 75.
  • Crítico: O dano crítico é de 195.
  • Mini-crítico: O dano mini-crítico é entre 75 e 101.
Tempo das funções da arma:
  • Intervalo entre ataques: O intervalo entre ataques dura 0,8 segundos.
Conquistas relacionadas a ela:
  • Soldier: Guerra das Trincheiras (Trench Warfare).
  • Demoman: Peça Escocesa (The Scottish Play).
Correções relacionadas a ela: 11.

Formas de obtenção/personalização da arma:

           O É Pau, É Prego pode ser adquirido de várias formas:

  • No sistema de obtenção de itens.
  • Fabricando (João Pestana + Metal de Sucata = É Pau, É Prego ou Ficha de classe: Soldier + Ficha de contraparte: Corpo a corpo + Metal de Sucata = 10 resultados possíveis, dente eles o É Pau, É Prego ou Ficha de classe: Demoman + Ficha de contraparte: Corpo a corpo + Metal de Sucata = 13 resultados possíveis, dente eles o É Pau, É Prego).
  • Desencaixotando a caixa #4.
  • Desencaixotando a caixa #20 (Qualidade Estranha).
  • Desencaixotando a caixa #55 (Qualidade Estranha).
  • Comprando.
  • Trocando.
  • Recebendo de presente.
           A arma:
  • Não faz parte de qualquer conjunto.
  • Pode ser renomeada e/ou descrita.
  • Pode ser combinada com 26 Peças Estranhas (Strange Parts).
  • Não possui numeração quando fabricada.
  • Pode ser usada no modo Medieval.
           Se você tiver:

  • Um É Pau, É Prego e um Kritzkrieg você poderá fabricar uma Bengala Doce (Candy Cane).
  • Um É Pau, É Prego e dois Metais de Sucata (Scrap Metal) você poderá fabricar uma Tora de Ullapool (Ullapool Caber).
  • Um É Pau, É Prego, um Metal Recuperado (Reclaimed Metal) e uma Canhoneiras (Gunboats) você poderá fabricar uma Pá-raquedista (Market Gardener).
  • Um É Pau, É Prego e dois Metais Recuperados você poderá fabricar uma Ação Disciplinar (Disciplinary Action).
Estratégias:

Soldier

  • Só use o É Pau, É Prego ao capturar ativamente Pontos de Controle ou empurrando carrinhos de Carga Explosiva. Nunca equipe o É Pau, É Prego em um mapa de Mann vs Machine, um mapa de Capture a Bandeira, ao defender em um mapa de Atacar/Defender Ponto de Controle (Attack/Defend Control Point) ou ao defender em um mapa de Carga Explosiva. A velocidade de captura dobrada não vai fazer nada nesses modos de jogo, mas usar a arma ainda vai conceder o dano extra de 10% vindo de balas.
  • Se você tiver uma fonte confiável de saúde, você pode equipá-lo ao fazer pulos de foguete constantemente ao redor do mapa para te dar a mobilidade e a taxa de captura de um Scout.
  • O É Pau, É Prego é uma arma ideal para ajudar companheiros de equipe a realizar objetivos que envolvem captura mais rapidamente. Enquanto Scouts possam muitas vezes não ter o poder de fogo necessário para contestar um ponto, um Soldier pode lutar de forma confiável contra todos os defensores que tentam parar a captura.
  • O É Pau, É Prego é uma ferramenta eficaz para Capturar de volta (Back-capping), já que concede as mesmas habilidades de captura de um Scout. Isso pode funcionar muito bem combinado com o Lança-foguetes de Treino (Rocket Jumper) ou com a Canhoneiras.
  • Não use o É Pau, É Prego se você tiver problemas com Scouts, Heavies, Sentinelas e Snipers. A vulnerabilidade de 10% a danos hitscan tornará o trabalho deles de matá-lo mais fácil, uma vez que eles se baseiam principalmente em armamento baseado em balas.
  • A cura vinda da Caixa Preta (Black Box) pode te ajudar a combater a vulnerabilidade de 10% a danos de bala do É Pau, É Prego. 
  • O Reforço do Batalhão (Battalion's Backup) pode ajudá-lo a sobreviver por mais tempo com a sua redução de dano, negando a penalidade dano; no entanto, tente não morrer enquanto ganha Ira (Rage).
Demoman:

  • Só use o É Pau, É Prego ao capturar ativamente Pontos de Controle ou empurrando carrinhos de Carga Explosiva. Nunca equipe o É Pau, É Prego em um mapa de Mann vs Machine, um mapa de Capture a Bandeira, ao defender em um mapa de Atacar/Defender Ponto de Controle (Attack/Defend Control Point) ou ao defender em um mapa de Carga Explosiva. A velocidade de captura dobrada não vai fazer nada nesses modos de jogo, mas usar a arma ainda vai conceder o dano extra de 10% vindo de balas.
  • Se você tiver uma fonte confiável de saúde, você pode equipá-lo ao fazer pulos de Sticky constantemente ao redor do mapa para te dar a mobilidade e a taxa de captura de um Scout.
  • O É Pau, É Prego é situacional. É mais bem usado em Ponto de Captura e Carga Explosiva, especialmente quando as defesas inimigas estão prestes a cair ou quando sua equipe precisa fechar a distância em uma Corrida de Cargas (Payload Race). Ele também pode ser extremamente útil nos mapas de Rei do Pedaço (King of the Hill), mas é inútil em Capture a Bandeira ou quando defendendo em um mapa de Atacar/Defender Ponto de Controle. Equipe outra arma corpo a corpo no seu lugar.
  • Você não deve equipar o É Pau, É Prego, se você está tendo problemas com Heavies e Scouts, como o aumento de danos de bala faz com que esses inimigos que já são irritantes se tornem quase impossíveis de se derrubar em algumas situações. Se você também estiver usando a Tarja de Investida (Chargin' Targe), Pyros e Soldiers podem abandonar as suas armas primárias para a Escopeta te matar mais rápido.
  • O É Pau, É Prego também é eficaz para Capturar de volta, que dá ao Demoman as capacidades de captura de um Scout. Isso funciona bem com a Tarja de Investida para chegar a um ponto inimigo rapidamente, e com o pulo de Sticky para pontos largos e abertos/elevados (Como o 2º e o 4º Ponto de Controle de Badlands, ou o ponto C de Gravel Pit). A fraqueza a balas concedida faz Scouts, Heavies e Snipers ainda mais perigosos para você, então é melhor manter-se alerta ao tentar fazer isso e use stickies e granadas para bloquear as entradas para o ponto.
  • O É Pau, É Prego é útil no modo Medieval ao atacar, devido ao fato de que as armas baseadas em balas não são permitidas. Note, no entanto, que investidas com o escudo contam como dano de bala.
Combinações de armas:

Soldier:

  • Lança-Foguetes (Rocket Launcher)/Estandarte de Encorajamento/Pá (Shovel) ou É Pau, É Prego: Esta combinação foi projetada para um Soldier ofensivo mais orientado a equipe. O raio grande de dano de respingo do Lança-foguetes permite que os jogadores construam um medidor de Ira do Estandarte de Encorajamento rapidamente, e aumento na taxa de captura do É Pau, É Prego pode ajudar a alcançar os objetivos de captura mais rapidamente. Lembre-se, no entanto, que sem a Escopeta e devido a vulnerabilidade maior de danos hitscan do É Pau, É Prego, ser isolado contra os inimigos muitas vezes pode resultar na sua morte, por isso trabalho em equipe é uma necessidade. Levar a Pá ao invés do É Pau, É Prego pode aumentar a capacidade de sobrevivência, mas reduz a capacidade de captura.
  • Lança-foguetes de Treino/Escopeta ou Coturnos de Macho (Mantreads)/É Pau, É Prego ou Compensador (Equalizer) ou Pá-raquedista: Uma combinação agradável dedicado a capturar pontos diante de um time inimigo que avança constantemente. Usando o Lança-foguetes de Treino, da mesma forma como a Canhoneiras, você pode fazer pulos com foguete seguidos para percorrer grandes distâncias rapidamente, e tentar chegar por trás das linhas inimigas para atingir pontos não contestados, usando o É Pau, É Prego e a sua taxa aumentada de captura para capturar o Ponto de Controle pelas costas do inimigo antes que eles possam reagir. Como o Lança-foguetes de Treino é incapaz de dar dano nos inimigos, a Escopeta é o único meio real de auto-defesa, e pode ser usado para destruir quaisquer Stickybombs que podem ser colocados em Pontos de Controle. Para um Soldier com o Lança-foguetes de Treino que não está tão focado em capturar o ponto, o Compensador pode ser usado, já que o Soldier não tomará qualquer dano da provocação Kamikaze, tornando-se uma das provocações mais poderosas do jogo. Ele pode ser usado como um meio de matar instantaneamente inimigos inconscientes ou distraídos, como Snipers ou Heavies.
Demoman:

  • Lança-granadas (Grenade Launcher) ou Bomba do Lago Ness (Loch-n-Load)/Lança-stickybombs (Stickybomb Launcher)/É Pau, É Prego: Uma boa combinação para Demomen ofensivos. O tempo de armação da bomba diminuído da Lança-stickybombs, em comparação com o da Resistência Escocesa (Scottish Resistance), permite que o Demoman rapidamente bombardeie pontos de sufoco (Choke points) ou atrase (turtle) inimigos com stickies. A  Lança-stickybombs também pode ser usada para cercar as ameaças encontradas no solo com um "tapete de sticky". Um tempo de armação menor também permitem que o Demoman rapidamente pule com a sticky para o objetivo e capture-o rapidamente com o aumento na taxa de captura do É Pau, É Prego. Se sua equipe já tem jogadores focados nos pontos/carrinho, ou se você estiver jogando Capture a Bandeira, sinta-se livre para mudar para a Garrafa (Bottle) para se livrar do aumento da vulnerabilidade de bala. Escolhendo a Bomba do Lago Ness talvez seja possível despachar rapidamente um ninho de Sentinela sem ter as suas Stickybombs destruídas ou empurradas para longe via rajada de ar (Compression blast).
  • Lança-granadas/Tarja de Investida/É Pau, É Prego: Uma combinação para um Demoman ofensivo: Usando a Tarja de Investida, você será capaz de avançar para posições mais rapidamente e permite recuadas mais fáceis, e impulsiona a eficácia corpo a corpo, à custa do seu Lança-stickybombs. Ela pode ser acessível se você não usa o Lança-stickybombs ofensivamente. Você também fica com a vantagem de ser mais resistente a explosões e fogo, então ela pode ser útil se o time inimigo tem Soldiers, outros Demomen e Pyros. Tenha em mente que, enquanto a Tarja de Investida vai fazer com que o seu É Pau, É Prego cause mais dano, ele não pode coletar cabeças e não tem o mesmo alcance corpo a corpo que o Eyelander e o Corta-crânios Escocês (Scotsman's Skullcutter) tem. O É Pau, É Prego faz o mesmo dano base do Eyelander, portanto, um acerto crítico ainda terá o mesmo poder de matar da Eyelander.
  • Lança-granadas/Lança-stickybombs de Treino (Sticky Jumper)/É Pau, É Prego ou Eyelander ou Tora de Ullapool ou Corta-crânios Escocês: Esta é a combinação de armas 'Saltador de Sticky'. O Lança-granadas é preferido à Bomba do Lago Ness já que as granadas rolantes permitem que você bombardeie os inimigos mais facilmente durante um pulo de sticky. A extrema mobilidade concedida pelo Lança-stickybombs de Treino permite que você pouse perto dos inimigos desavisados ou ocupados (como Snipers) e mate-os livremente com o Eyelander, ganhando facilmente uma ou duas cabeças no processo. Você também pode usar o É Pau, É Prego com o Lança-stickybombs de Treino para alcançar e capturar pontos de controle (Isto é particularmente eficaz em mapas abertos e/ou verticais) rapidamente. Quando combinado com o poder bruto da Tora de Ullapool, o Lança-stickybombs de Treino permite-lhe alcançar um alvo tático (como um Medic) e atacá-lo com a arma antes de pular de volta para curar e reabastecer a Tora de Ullapool. O Corta-crânios Escocês é útil se você pretende se envolver em brigas frequentemente, já que a diminuição da velocidade é insignificante quando você está fazendo um pulo com sticky, e o dano pesado facilmente despacha os inimigos.
Estratégias Anti-É Pau, É Prego:
Soldier
  • Apesar da facilidade aumentada em matar Soldiers empunhando o É Pau, É Prego (Já que o modo Medieval é o único modo de jogo que proíbe armas baseadas em bala), desconfie de qualquer Soldier que tente executar um pulo de foguete para poder ou não se esgueirar e capturar Pontos de Controle da sua equipe.
Demoman
  • Um Demoman sofre 10% a mais dano de balas enquanto o É Pau, É Prego está em seu equipamento. Use as armas que disparam balas para obter dano extra.
  • Demomen com o É Pau, É Prego frequentemente fazem pulos com Sticky em Pontos de Captura, que podem superar equipes que estão mal preparadas para uma surpresa. Tenha Sentinelas em pontos de guarda para despachar facilmente tais Demomen.
Curiosidades:
  • Fogo e danos vindos do projétil do Caçador (Huntsman) podem inadvertidamente serem aumentados contra o utilizador.
  • O É Pau, É Prego foi projetado originalmente ser usado pelo Pyro.
  • O nome em inglês foi feito pelo próprio Swizzle. A legenda que acompanha o envio foi "O Trem da dor está vindo! Woo woo!".
  • O É Pau, É Prego, juntamente com o Quebra-casas (Homewrecker), estão incluídos como armas corpo a corpo personalizadas em um mapa personalizado de Left 4 Dead chamado "Blood Tracks".
  • O nome brasileiro da arma faz referência a música Águas de Março de Tom Jobim.
Demonstração de Armas: É Pau, É Prego

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